Breve História

DO TEMPO.


O Agro é a nossa paixão!

        Por volta de 1760, o governador da capitania de Minas Gerais determinou a ocupação de terras vizinhas a Pitangui. Tropas dos Capitães-do-Mato, também conhecido como Capitão-de-Assalto-e- -Entrada, com ajuda dos milicianos pitanguienses, expulsaram ou recapturaram escravos libertários e destruíram seus aldeamentos quilombolas.


        O ouro havia se exaurido. Nascia outra atividade econômica, a agropecuária. Por ordem das autoridades governamentais, representantes da Coroa Portuguesa, foram distribuídas Sesmarias.

 

        Das barrancas orientais do São Francisco, passando pelo Rio picão até às margens ocidentais do Rio Lambari, estabeleciam se grandes propriedades rurais em terras doadas pelo governo, com a obrigatoriedade de que os senhores destas novas terras passassem a morar ali, lavourar e criar gado.


        A primeira dessas fazendas (Sesmarias) foi doada, em 1772, ao Capitão-do-Mato João Gonçalves Paredes como prêmio por suas lutas e seus combates vitoriosos contra ferozes silvícolas e quilombolas da região. A área total da fazenda era de mais de 12 mil hectares de terra, cujo Marco Central era na Cruz-do-Monte e, segundo o historiador Orlando Ferreira de Freitas, englobava todo território ocupado atualmente pela cidade de Bom Despacho. Partia da Cruz- -do-Monte para o nascente e ia até Bom Retiro. Para o poente, até a Garça. Ao norte, atingiu o ribeirão dos Santos e, ao sul, chegava aos limites de Araújo e vieram outras sesmarias e sesmeiros como Luiz Ribeiro da Silva um dos principais nomes de nossa história, adquirente do patrimônio de João Gonçalves Paredes.


        Bom Despacho nasceu e cresceu sob a égide de comunidade rural com sua economia, suas atividades, a moral e os costumes das famílias rurais. Em meados do Séc. XX, exatamente em maio de 1956, essa Sociedade Rural descobriu no Cooperativismo sua grande força de representação. Nesse ano foi fundada a Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho.




Renato Fragoso

Fontes: Tadeu de Araújo Gontijo

Professor, escritor membro da Academia Bom-Despachense de Letras. Texto prefacial do livro de autoria Francisco de Assis Fonseca.


MISSÃO

Promover o crescimento econômico e social de seus COOPERADOS, com responsabilidade, ética e valorização de suas raízes COOPERATIVISTAS, fortalecer os produtores rurais, suas famílias e colaboradores. 

VISÃO

Ser REFERÊNCIA para nossos colaboradores, cooperados, clientes, comunidade, fornecedores e investidores, por meio da excelência em qualidade de nossos produtos e serviços e, sobretudo, pelo cooperativismo.

Agro Cooperativa
VALORES
  • Cooperativismo;
  • Ética e transparência;
  • Governança cooperativista;
  • Compromisso com os princípios cooperativistas;
  • Respeito à cultura e à história da instituição;
  • Equidade entre os cooperados;
  • Crescimento com sustentabilidade e
  • Responsabilidade social e ambiental.



Agro Cooperativa
Missão

Nossa missão é tornar a cooperativa reconhecidamente cada vez mais forte. Temos ciência de que o significado disso é adotar um modelo estratégico de direção que reforce valores como responsabilidade, transparência a democracia.

Visão

Ser referência para nossos cooperados, clientes, colaboradores, comunidade, fornecedores e investidores, pela excelência em qualidade de nossos produtos, serviços e principalmente pelo cooperativismo.

Valores
  • Cooperativismo;
  • Ética e transparência;
  • Governança cooperativa;
  • Compromisso com os princípios cooperativistas;
  • Respeito à cultura e à história da instituição;
  • Igualdade de tratamento entre os cooperados;
  • Crescimento com sustentabilidade;
  • Responsabilidade social e ambiental.

Seja um cooperado!

Ligue para (37) 3521-3953 ou entre em contato conosco.
LIGAR AGORA

Governança

O que nos sustenta: União, Transparência e Inovação. Somente uma gestão coletiva, transparente e com ideias inovadoras é capaz de promover o desenvolvimento. Essa é a essência da COOPERBOM.

COOPERBOM Nosso Futuro é Agora!

Direção: 2020 – Agosto 2024

Conselho Administrativo: 2020 – Agosto 2024

Conselho Fiscal: 2023 –
Março 2024

Share by: