Projeto de Preservação e Recuperação do Rio Capivari

Em dezembro de 2014 nove prefeituras brasileiras conseguiram ter projetos ambientais aprovados pela Agência Nacional de Águas – ANA, entre elas a de Bom Despacho. Com este fato inédito o município recebeu no segundo semestre de 2015 uma quantia de R$611 mil para recuperar o Rio Capivari, sua mata ciliar e seu solo. Ao somar a contrapartida da Prefeitura o investimento total no rio irá ultrapassar a casa dos R$630 mil. Com o recurso será possível construir na região ribeirinha do Capivari em torno de 100 barraginhas, a plantação de 17 mil mudas e o cercamento de 19 mil metros de áreas  preservadas e recuperadas.
Em dezembro de 2015 a Unidade de Gestão do Projeto de Recuperação do Rio Capivari – UGP,  grupo técnico formado por entidades importantes da cidade que ao lado da Prefeitura são os responsáveis pela execução do projeto.
Entidades que formam a UGP e trabalham pela recuperação do Capivari além da Prefeitura - Agência Nacional de Águas (ANA), Cooperbom, Copasa, Emater, Alis Faculdade de Bom Despacho, Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Polícia Militar de Meio Ambiente.